Seguidores

07/12/2011

No Ceará, casos suspeitos de H1N1 chegam 707; 19 já foram confirmados

Novos dados da Secretaria de saúde do Ceará (Sesa) mostram que o número de casos supeitos da influenza A subiu para 707 só no município de Pedra Branca, interior do estado e ponto de origem da doença no dia 23 de novembro. O último registro dava conta de 620 casos suspeitos. Também subiu para 19 os casos confirmados em todo o estado.

No balanço da Sesa, em Pedra Branca foram confirmados 17 casos. 24 casos suspeitos em Boa Viagem, com 1 confirmado, 3 em Quixadá, com 1 confirmado e 2 já descartados, 1 em Quixeramobim já descartado, 1 em Acopiara também descartado pelo Lacen.

Para a Secretaria, os casos que surgiram até agora têm relação com o municípío de Pedra Branca. Os pacientes que apresentaram os sintomas foram tratados com tamiflu, segundo recomendações do Ministério da Saúde.


No Ceará, em abril e maio deste ano, 1 milhão e 50 mil pessoas contra gripe. Em Pedra Branca foram vacinadas 6.590 pessoas. O público alvo era formado pelas crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas e idosos acima de 60 anos.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, desde o dia 29 de novembro o número de notificações diminuiu, confirmando desaceleração da transmissão da doença. Desde o dia 1º, o número de noticiações diário é de 54 casos.

PREVENÇÃO - Os principais cuidados são lavar as mãos o maior número de vezes possíveis e evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas. Caso a pessoa sinta febre, falta de ar, coriza, tosse e dor no corpo, a orientação é que procure um posto de saúde o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,