Seguidores

12/03/2013

Presos fazem motim no Núcleo de Custódia da Polícia Civil e policiais do Choque são acionados



 
 
Policiais militares do Batalhão de Choque e do 9º Batalhão estão mobilizados para tentar controlar um motim realizado por presos no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira (12). Os homens detidos no local promoveram um quebra-quebra após ficarem sem café da manhã, mas a situação voltou ao normal por volta das 10h.

A medida foi adotada pela direção da cadeia, depois que presos tentaram fugir, durante a madrugada, por um buraco que dava saída nos fundos da unidade. A fuga foi impedida pelos policiais civis e militares que estavam de plantão e a comida levada pelos familiares, nesta manhã, não foi entregue, tendo em vista que era preciso reestabelecer a ordem no local.

Isso acabou deixando os presos com raiva e eles começaram promover um quebra-quebra. Quatro presos, de acordo com a polícia, teriam sido espancados pelos colegas de cela. Até mesmo o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para ficar em frente ao prédio e oferecer suporte, caso fosse necessário. Porém, a polícia conseguiu conter os ânimos dos presos e já retirou de dentro das celas os presos que foram agredidos. No início da manhã, 94 homens estavam detidos no Núcleo de Custódia, mas o número teria aumentado com a chegada de pelo menos mais oito.

O coordenador da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, major Castelo Branco, informou que está fazendo o possível para diminuir a quantidade de presos no Núcleo, no entanto, não tem sido fácil. Ele afirmou ainda que até o final desta semana, deve conseguir dez vagas no Sistema Prisional. 
,