Seguidores

16/05/2013

Polícia do RN prende foragido que invadiu cidade do Ceará com bando para assaltar banco


Grupo preso em Fernando Pedroza/RN, e Beto Ceará é o de camisa verde
Policias da cidade de Fernando Pedroza/RN, prenderam na tarde da última segunda-feira, (13), um dos indivíduos mais procurados pelas polícias dos estados do Ceará e do Rio Grande Norte. Trata-se de Francisco Adalberto da Silva Cardoso, o “Beto Ceará”, de 41 anos, natural da cidade de Tabuleiro do Norte/CE.
Juntamente com Beto foram presos: Jovaerto Rodrigues de Pontes, Francisco Reginaldo Cardoso, ambos naturais de Mossoró, além de Jovaneto de Pontes de Tangará/RN. O grupo que estava em uma residência aluga, ainda era composto por mais dois adolescentes, incluindo uma garota de 15 anos de idade. Entre eles ainda estava um deficiente físico.
De acordo com informações, o grupo estava praticando crimes de estelionato na região. Eles se ofereciam para comprar carros de terceiros que estivessem a venda. O valor cobrado era pago com cheques com prazo de alguns dias, e quando as vítima tentavam receber o valor, o cheque não tinha fundos, e eles já estavam longe da cidade. Foram feitas vítimas em diversas cidades, como Angicos, Afonso Bezerra, Paraú, entre outras.
No momento do flagrante, foram encontrados dois carros e uma moto, sendo um Gol e um Pálio, além de uma moto Bross. Um revólver calibre 38 e munição pintada.
No momento da prisão, o Beto Ceará deu o nome de Francisco Reginaldo Cardoso, e a Polícia Militar iria colocá-los em liberdade, os policias civis de Mossoró é que reconheceram o homem como sendo o fugitivo.
Beto Ceará é apontado como integrante de uma quadrilha responsável pela invasão à cidade de Jaguaribara/CE em fevereiro de 2011, que deixou um policial morto e dois feridos. Segundo a policia cearense a quadrilha é envolvida em assaltos a bancos, carros-fortes, ataques a postos dos Correios, roubo de cargas, sequestros e assassinatos.
Beto Ceará, nega todas as informações e só assume ter matado o individuo que matou seu pai na cidade de Apodi. O indivíduo foi morto a golpes de cacete no ano de 2003. Beto Ceará, cumpriu pena na Cadeia Publica Juiz Manoel Onofre de Souza em Mossoró, por porte ilegal de arma de fogo e falsidade ideológica, mas, conseguiu fugir.
Cabeça DO BANDO
O chefe do bando foi identificado como Gustavo Honorato Santana, o ´Irmãozinho´, que responde a crimes de homicídio e assalto, respectivamente, na Primeira e Terceira Varas da Comarca de Mossoró. Além disso, é fugitivo da Penitenciária Mário Negócio, na mesma Cidade.
Além de ´Irmãozinho´, fazem parte da quadrilha os seguintes bandidos: Djangues Santiago da Cruz, Francimar Duarte, o ´Paraibinha´; Sávio Delano Dantas de Medeiros, Luís Artur de Freitas, Tércio Duarte Silva, Francisco Adalberto da Silva Cardoso, o ´Beto Ceará´; Sílvio Moreira Neto, o ´Neto Caminhoneiro´; Reginaldo José Pereira Félix, o ´Marcos´; e David Duarte Ayres.
Apenas um dos componentes do bando é cearense. Trata-se de Francisco Adalberto da Silva Cardoso, o ´Beto Ceará´, que é natural de Tabuleiro do Norte (a 211Km de Fortaleza) e seria o responsável por direcionar a fuga dos criminosos, já que conhece bem a região de divisa dos dois Estados, através da Chapada do Apodi.
Assalto
Segundo as investigações, a quadrilha pretendia roubar a quantia aproximada de R$ 1,3 milhão da agência do Banco do Brasil da cidade de Jaguaribara. O grupo reuniu-se na cidade de Paus dos Ferros, no Rio Grande do Norte, seguiu para a cidade de São Bento, no Interior da Paraíba, onde roubou um carro, e, de lá, veio para o Ceará. Durante dois dias, os assaltantes ficaram de ´campana´ nas proximidades da agência do BB e, à noite, dormiam em um matagal às margens da BR-116.
No dia do ataque, os criminosos usaram dois fuzis de calibre 5.56; uma escopeta calibre 12, de repetição; além de várias pistolas de calibre 380ACP.
Os bandidos também roubaram as duas pistolas de calibre Ponto 40 (0.40) pertencentes aos policiais que foram rendidos e baleados. O inspetor Antônio Torres Landim, chefe da unidade da Polícia Civil de Jaguaribara, por pouco não foi executado pelos bandidos. Mesmo assim, foi atingido com dois tiros e teve sua arma roubada. Ele já passou por uma cirurgia e está em recuperação. Já o sargento PM Gercílio, comandante do destacamento da PM da cidade de Potiretama, que também trocou tiros com os assaltantes, recebeu um disparo de raspão.
Mesmo grupo
Diante das evidências já encontradas pela Polícia cearense, as autoridades acreditam que a quadrilha comandada por bandidos oriundos de Mossoró seja a mesma que tentou atacar o posto da Sefaz, em Aracati.
A tentativa de assalto ocorreu no dia 24 de outubro do ano passado, um domingo. Os criminosos usavam uma caminhonete roubada na cidade de Mossoró e ao aproximarem-se do posto fazendário perceberam que havia policiais fazendo a segurança do local. Por conta disso, tentaram desarmar os PMs e acabaram fuzilando um deles. Era o cabo PM Afrânio Lima da Silva, 42, que recebeu um tiro de fuzil na cabeça, tendo morte instantânea.
Desde então, o bando era investigado, até que praticou a segunda ação criminosa no Ceará, o ataque em Jaguaribara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,