Seguidores

23/09/2013

Areia Branca - Baleias encalhadas não são da especie "Piloto" e Sim "Falsa-Orca" afirma Biologos


Os Biólogos e ambientalistas responsáveis pelo monitoramento do projeto Cetáceos da Costa Branca, fazem uma correção quanto a especie dos animais na praia de Upanema em Areia Branca: O grupo de baleias que visitou o litoral do Rio Grande do Norte, não é “Baleia Piloto” conforme largamente anunciado e Sim, Baleia da especie “Falsa-Orca”.

Outro fato novo é que uma tartaruga também foi encontrada na praia de Upanema no fim da tarde. Os biólogos recolheram o animal para laboratório.

A presença dessa especie ocorre em regiões tropicais e temperadas de todos os oceanos, embora também possa ser encontrada próxima à costa e em águas frias. Em geral, forma grupos de 10 a 50 indivíduos de ambos os sexos e todas as classes de idade, embora grupos com centenas de animais já tenham sido observados.

No Brasil, existem registros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Paraíba. Não havia registro da presença da especie no litoral do Rio Grande do Norte. Existe um registro de encalhe em massa de 14 falsas orcas "8 machos e 6 fêmeas", no Rio Grande do Sul em Junho de 1995.

De acordo com a coordenação do projeto Cetáceos da Costa Branca o monitoramento foi reforçado em todo o litoral da Costa Branca a fim de identificar eventuais encalhes de animais marinhos.

Quem identificar e visualizar animais como peixe-boi, baleia, toninha e golfinhos deve acionar o monitoramento através do telefone (84) 8843-4621.

Assista o Video
Video: http://www.youtube.com/watch?v=4jL9-A98HHM











    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ,