Seguidores

25/02/2014

MP/RN divulga nota oficial sobre a Operação "Coiteiros" desencadeada no Seridó


Operação Coiteiros foi deflagrada na manhã desta terça-feira em Caicó e cidades da região Seridó do RN    (Foto: Ilmo Gomes)Ao longo da manhã desta terça-feira (25) equipes da Policia Rodoviária Federal e da Policia Militar, sob coordenação do Ministério Público Estadual, cumpriram mandados de prisão, de busca e apreensão e de condução coercitiva para desarticulação de organização criminosa atuante na região do Seridó do Rio Grande do Norte.




Os crimes investigados são constituição de milícia privada, homicídios, tortura, tráfico de drogas e associação para tal, corrupção ativa e passiva, dentre outros. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Caicó, Jucurutu, Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó e Jardim de Piranhas. Ao todo 16 mandados de prisão, 65 de busca e apreensão e 04 de condução coercitiva foram cumpridos em 06 municípios da região, incluindo propriedades rurais. Equipes do BOPE e do NOE com especialização em operação na caatinga participaram das ações e também equipes com cães farejadores. participam ainda 14 promotores de justiça, no total de 250 profissionais atuando na operação.

De acordo com as investigações, os irmãos HENRIQUE JOSÉ TORRES LOPES, conhecido como "HENRIQUE DE BARRA" e JORGE EDUARDO LOPES, o "JORGE DE BARRA", seriam as lideranças do grupo, utilizando propriedades rurais para proteger foragidos da justiça, dando apoio a autores de crimes, prática reiterativa que ia desde esconderijo a contratação de advogados. Ambos são espresários do ramo de combustíveis e agropecuaristas na região.

Foram identificados dentre os foragidos que estiveram nas propriedades as pessoas de FERNANDO PEREIRA SOARES, preso recentemente e investigado por 04 homicídios. CARLOS WILIANO DA SILVA, conhecido como "SULA", que tem mandado de prisão por crimes cometidos em Jardim de Piranhas. MESSIAS ALVES DANTAS, condenado por crimes no estado da Paraíba e, mais recentemente, o grupo teria dado apoio para fuga de BARTOGALENO ALVES SALDANHA, foragido de Alcaçuz, condenado por vários homicídios na região Oeste do estado.

O empresário "HENRIQUE DE BARRA" já responde por homicídio na vara criminal da comarca de Macaíba/RN, por fato ocorrido no ano de 2005, quando teria assassinado Robson Mauricio Oliveira, tendo permanecido período foragido, conseguindo um habeas corpus no Supremo tribunal federal para responder em liberdade. Já JORGE EDUARDO LOPES é investigado pelo homicídio do caicoense ISAAC TORRES, fato ocorrido no dia 25 de maio de 2013, em propriedade rural no município de São Fernando/RN.

O nome de batismo da operação remete a uma expressão popular, de uso tipicamente sertanejo, referente à conduta de "dar coito", que significa a ação de articular esconderijo, dar apoio logístico (alimentação dormida, deslocamento), financeiro, lobby, proteger, etc, a foragidos da justiça, ou a pessoas respondendo a processos e com histórico de valentia, apto a causar temor a populares ou a atividades criminosas em geral.

Tiveram novas prisões decretadas os já detentos ROBSON FABIANO LOPES DE ARAÚJO e RENATO OLIVEIRA DOS SANTOS, os quais colaboram com os ramos do grupo por meio dos telefones celulares a que tinham acesso dentro dos presídios. O Juiz de direito da vara Criminal de Caicó determinou o recolhimento de todos os presos na Operação no Presídio de Nova Cruz/RN, onde, dada a localização da unidade em área rural, não há cobertura de operadoras de celulares.

Lideranças do tráfico foram presas

Na base da organização criminosa há intrincada relação entre a pistolagem e o tráfico de drogas, dentre outros crimes, ramificado o tráfico a partir de Caicó para outras cidades do Seridó.

Em Caicó a operação prendeu ALDSON VIEIRA SOUZA, conhecido como "CASCÃO" e DARLISON LIMA QUEIROZ, conhecido como "MANCUZINHO, que de acordo com as investigações seriam as lideranças do tráfico nos bairros Walfredo Gurgel e Paraíba.

Na cidade de Florânia foram presas KLÉBIA MONTEIRO ANULINO e JOEDSON SILVA DO NASCIMENTO e, em Jardim do Seridó foi presa REGINA MARIA DAS VIRGENS DOS SANTOS e FERNANDO CLOVES DE MACEDO. Em dados parciais no curso da operação foram realizadas 13 prisões em flagrante, sendo 02 por tráfico de drogas e 11 prisões por posse ilegal de arma de fogo.
 
Fonte: MP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,