Seguidores

06/03/2014

Unidos da Tijuca com o Enredo 'Acelera, que homenageou Ayrton Senna é campeã do carnaval do Rio


Ano sim, ano não, a Tijuca é campeã. Tem sido assim desde 2010, e foi novamente assim em 2014. A escola do carnavalesco Paulo Barros conquistou 299,4 pontos  em uma apuração emocionante nesta quarta (5), que só foi definida no último quesito: bateria.  É o quarto título de sua história (1936, 2010, 2012 e 2014).

O Salgueiro, que empolgou a Sapucaí com um samba-enredo contagiante, foi vice-campeão, com 299,3 pontos, à frente da Portela (299,0), que mesmo com um desfile bastante elogiado ficou em terceiro e manteve seu jejum de 30 anos sem títulos. São Clemente e Império da Tijuca foram rebaixadas para o grupo de acesso. O presidente da agremiação, Fernando Horta, garantiu a permanência de Paulo Barros no ano que vem e exaltou a disputa equilibrada. “Mas a Tijuca fez a diferença”, disse.
A escola foi a última a desfilar no Carnaval do Rio e fugiu do óbvio para fazer uma homenagem ao piloto Ayrton Senna. A proposta de não fazer um enredo biográfico ficou clara desde o início do desfile, quando colocou o um integrante representando Senna ao lado de personagens de desenhos animados, todos ligados ao tema velocidade. Marca de Paulo Barros, a Tijuca investiu na coreografia de seus componentes, que interagiam com a estrutura das alegorias. Um dos carros que mais chamou a atenção representava um circuito oval, que era percorrido por componentes dirigindo kart, vestidos como o piloto.
A bateria da Tijuca, vestida de mecânicos de F-1, fez também paradinhas ao ritmo de funk. A carreira de Senna foi lembrada apenas no último setor, que contou com uma ala representando países de suas maiores vitórias, outra com crianças representando o Seninha. O refrão “Acelera, Tijuca!” ressoava alto também nas arquibancadas, principalmente quando a bateria fazia uma de suas inúmeras paradinhas.  Já a última alegoria trazia um grande pódio, repleto de troféus, com quatro jatos despejando “champanhe” no público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,