Seguidores

16/04/2014

Tarifa de energia vai subir 11,4% para usuários no RN



A conta de energia elétrica de maio já chega mais cara à casa dos potiguares. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem reajuste de 11,4% para a baixa tensão, que engloba a conta de luz das residências e do comércio de pequeno porte. O reajuste é praticamente três vezes maior do que o aplicado em 2013, que foi de 3,84%, referente à revisão tarifária periódica realizada a cada cinco anos. Cerca de 1,29 milhão de unidades consumidoras, entre casas e comércios, serão afetados no Rio Grande do Norte com a medida.
As 2.400 unidades da indústria também serão afetadas através do reajuste para consumidores de alta tensão, que será de 15,78%. É mais do que o dobro do reajuste de 2013, de 7,33%. Em média, o reajuste para o RN foi de 12,75%. Os reajustes começam a valer a partir do dia 22 de abril, mas só deverão ser sentidos pelos consumidores no mês de maio, quando chegar a conta. 
Cálculo
O maior impacto para o cálculo do reajuste, segundo a Aneel, foram custos relacionados a compra e transporte de energia, além do pagamento de encargos do setor. A variação do  Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) dos últimos meses também pesou na conta, informou na Agência.
A Cosern disse que o principal item de custo na composição do aumento foi a compra de energia, que teve elevação de cerca de 12,10%. “Ainda precisaram ser cobertas despesas já incorridas nos últimos 12 meses”, explicou a Cosern em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,