22/05/2015

Três vírus da dengue circulam este ano no RN

Apesar de o Brasil ter sido atingido pela primeira vez pela dengue na década de 1980 em várias capitais, a doença só chegou a Natal em 1996. Quase 20 anos depois, o problema só ficou mais complexo com ciclos de epidemias e vários tipos de vírus circulando.
Todos os quatro tipos circulam pelo Estado do Rio Grande do Norte, mas na epidemia deste ano, apenas três deles, segundo o secretário municipal de Saúde, foram identificados até agora: o tipo 1, 2 e 4. Mas a situação ainda pode se agravar. Na Ásia, circula um quinto tipo da doença, que ainda não chegou por aqui.
Apesar da diversidades de vírus, os seus resultados no organismo humano são semelhantes conforme o infectologista Kleber Luz. Os sintomas são praticamente os mesmos, a variação deles se dá apenas por conta da individualidade de cada caso.
Algumas pessoas podem apresentar determinados sintomas característicos e outras não. Entretanto, há estudos acadêmicos que apontam para que o DENV-3 seja um pouco mais virulento que os demais. Segundo pesquisa subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o aparecimento desse sorotipo no Brasil coincidiu com o aumento de casos mais graves.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
,