Seguidores

08/06/2015

Casos notificados de dengue caem em todo o RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Controle da Dengue, realizou um novo balanço com os números da doença.
No Rio Grande do Norte, desde o início do ano até o dia 30 de maio foram notificados 20.680 casos suspeitos de dengue, dos quais 2.758 foram confirmados.
“Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 215,87% no número de casos notificados. Entretanto, apesar desse aumento, constatado nos dados acumulados, o Programa Estadual de Controle da Dengue verificou uma diminuição no número de notificações de dengue nas seis últimas semanas e observamos que a tendência é sairmos da epidemia”, explicou Sílvia Dinara, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue.
De acordo com os boletins, no início do ano, da 1ª à 12ª semanas epidemiológicas, o número de notificações era ascendente. Na 14ª semana epidemiológica (05 a 11 de abril), houve o maior registro de casos de dengue notificados em todo estado (2.020 casos), mas nas semanas seguintes o número de notificações vem diminuindo, em uma das últimas semanas foram registrados 474 casos de dengue. “Esse cenário é justificado, pois de maneira geral no país, a sazonalidade da doença é de outubro a maio”, enfatizou Dinara.
Desde o início do ano até o dia 30 de maio, um total de 81 municípios – em dados cumulativos – está com incidência alta de dengue, ou seja, notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes. Porém no cenário atual, nas últimas seis semanas epidemiológicas (de 19 de abril a 30 de maio), esse número diminuiu para 20 municípios com incidência alta da doença, dos quais os principais são: Caiçara do Rio dos Ventos, São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas, Lagoa de Velhos, Lucrécia, Barcelona, Pedra Preta, Caraúbas, Cruzeta e Lajes Pintadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,