13/02/2014

Jardim do Seridó, Cruzeta e Ouro Branco na iminência de colapso d'água


Pau dos Ferros: com manancial de água reduzido a pouco mais de 5%, a cidade já passa por racionamento
Cidades no RN em situação critica com a falta de chuvas. Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Tenente Ananias, Serrinha dos Pintos, Riacho de Santana, no Alto Oeste; e Cruzeta, Jardim do Seridó e Ouro Branco, no Seridó. Segundo o diretor técnico da Caern, Ricardo Varela, Pau dos Ferros poderá entrar em colapso até abril, assim como a cidade de Rafael Fernandes. Ambas são abastecidas pelo mesmo açude.

O cálculo da companhia é feito com base no volume de água disponível e a média de consumo da população. A previsão pode variar para baixo ou para cima. Segundo ele, é possível que o colapso seja anunciado bem antes, caso a água perca a qualidade e fique imprópria para o consumo humano. “A qualidade da água é analisada a cada 15 dias. Se na próxima medição, ela estiver imprópria, nós já cortamos o abastecimento”, explica.
Somente Pau dos Ferros  tem quase 30 mil habitantes. A água consumida atualmente já é causa de reclamação dos moradores, por causa do forte odor. Segundo o empresário Francisco Leudione de Freitas, a cidade passa por racionamento. Uma manifestação da população ocorreu no último fim de semana. “A gente tem que comprar água mineral para beber e cozinhar, e água de poço, que é mais barata, para usar nas outras coisas da casa”, explica. 
Um dos casos mais graves é o de Jardim do Seridó, na regional de Caicó. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, o açude de Passagem de Traíras está praticamente vazio, com apenas 0,14%. A cidade poderá entrar em colapso já no fim deste mês.
De acordo com João Eudes, chefe de gabinete da Prefeitura de Jardim do Seridó, técnicos da Caern foram ao município para procurar outra fonte de abastecimento. “Temos água no Catururé (povoado da cidade), mas a água tem alto índice de ferro. De qualquer forma, o Exército já esteve aqui fazendo o levantamento dos principais pontos, como hospitais e escolas e garantiu a água”, explica.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
,