Seguidores

26/08/2014

Vereador Batata solicita construção de adutora de engate rápido da barragem do Açu para Caicó

 
 
A Câmara Municipal de Caicó aprovou nesta segunda-feira (25) um requerimento de autoria do vereador Robson Araújo (Batata) solicitando ao Governo do Estado e ao DNOCS a construção de uma “Adutora de Engate Rápido”, com o objetivo de trazer as águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Açu para complementar o abastecimento de água de Caicó, especialmente, para dar suporte ao abastecimento residencial, objetivando desafogar o consumo intenso das águas do Açude Itans que já está com um baixo volume d’agua.

Batata propõe que a Adutora de Engate Rápido faça a integração com uma Estação de Tratamento na zona norte de onde seria distribuída para o restante do município de Caicó. “São apenas 61 Km de distância partindo de um ramal em Jucurutu até Caicó, com o custo que o governo federal pode arcar e com o prazo de execução muito rápido, ou seja, é uma obra relativamente rápida e de grande importância econômica e social para a nossa cidade”, explicou Batata.

O requerimento reproduz uma ação que já vem sendo desenvolvida nos estados do Ceará, e Piauí, onde diversas adutoras emergenciais já estão sendo construídas. Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem com rapidez de canalizações na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas.

Atualmente, o Açude Itans conta com aproximadamente 10.380.000 (dez milhões e trezentos e oitenta mil metros cúbicos de água). O que é equivalente a 12,70% de sua capacidade total d’agua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,