Seguidores

13/12/2011

Irã descarta devolver avião não tripulado americano

O governo do Irã descartou devolver o avião não tripulado americano que está nas mãos das Forças Armadas iranianas, após um pedido do presidente dos EUA, Barack Obama. O ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, disse que a aeronave agora é “propriedade” do país persa.
Foto: AP
Foto divulgada pelo Irã mostra suposto avião não-tripulado americano
“O avião invadiu o Irã e nossas forças responderam. Agora ele é propriedade do Irã e nós vamos decidir o que fazer com ele”, afirmou Vahidi, cobrando desculpas dos EUA. “Em vez de oferecerem um pedido de desculpas à nação, eles agem de forma imprudente e pedem a devolução da aeronave.”
Na segunda-feira, horas depois de Obama pedir a devolução do avião, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fez piada com a situação. “Acho que os americanos decidiram nos dar essa aeronave espiã”, afirmou, em entrevista transmitida pela TV estatal da Venezuela. “Agora temos o controle.” Em declarações nesta terça-feira à emissora estatal Venezolana de Televisión, Ahmadinejad assegurou que a tecnologia de seu país é tão avançada quanto a dos americanos em matéria de aviões espiões.
Mais tarde, 186 dos 190 parlamentares iranianos emitiram um comunicado condenando a “invasão” americana e fazendo um apelo para que a comunidade internacional atue contra esse “ato perigoso” dos EUA

,