Segue em andamento na Polícia Civil, o inquérito instaurado para apurar informações sobre a droga encontrada dentro de um “tonner” que seria reciclado no projeto “Reciclando a Liberdade”, que era desenvolvido no interior da Penitenciária Estadual do Seridó. Depois do fato, o projeto mudou de endereço por determinação do coordenador de adminstração penitenciária, Ailson Dantas. Ele, esteve em Caicó, no mesmo dia em que a droga foi encontrada no interior do “tonner”.
Tudo começou quando determinada pessoa ligou para o agente penitenciário Reginal Gomes, que coordenava o projeto, pedindo para que ele recebesse um “tonner” para reciclaagem. O agente teria dito que não poderia pois só recebia de quem já estava cadastrado, etc. Mais tarde a pessoa voltou a ligar, só que não foi mais Reginal quem atendeu. Dessa vez acabou dando certo, haja vista a argumentação da tal pessoa dizendo que noutra ocasião tinha feito a reciclagem pelo projeto.
Quando o “tonner” foi entregue, Reginal Gomes, segundo disse ao Blog, percebeu um peso diferente e decidiu abrir, foi quando encontrou a droga. Ele, ligou para a Polícia Militar que conduzio a droga para a Delegacia de Polícia Civil.
Os presos que compunham o projeto foram todos ouvidos e um deles foi responsabilizado, enquanto o projeto deixou de ser desenvolvido dentro do Presídio.