Um homem, acusado de assassinar, pelo menos, 30 pessoas nos últimos meses, a mando de traficantes de drogas, foi preso numa operação de policiais do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), na cidade de Caucaia. Evanildo de Matos Freire, 22, o ´Lourinho do Pantanal´, era um dos bandidos mais procurados pelas polícias Civil e Militar e pelos órgãos de Inteligência na Grande Fortaleza, e acabou sendo localizado quando seguia para a casa da namorada.
Após uma caçada de várias semanas, ´Lourinho do Pantanal´ acabou preso pelos PMs do BPRaio quando ia para a casa da namorada, em Caucaia FOTO: REPRODUÇÃO
A prisão do bandido aconteceu no fim da noite de quarta-feira, quando uma patrulha do Raio, sob o comando do soldado Joílton, recebeu informações de que ´Loirinho do Pantanal´ havia saído de sua área de crimes, o Planalto Ayrton Senna (antigo Pantanal) e seguia para a casa da namorada, no bairro Picuí, em Caucaia. O cerco, coordenado pelo capitão PM Araújo, aconteceu na Rua Raul Domingos.
O criminoso estava a pé, mas tinha na cintura um revólver de calibre 38 e nos bolsos alguns papelotes de maconha e pedras de crack. Portava também um RG falso com o qual se passava por adolescente de 15 anos.
Arcada
Levado, inicialmente, para o plantão da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), o bandido insistiu na informação de que era menor de idade, o que levou a Polícia a submetê-lo a exame de arcada dentária na Perícia Forense. O laudo apontou que ele teria entre 15 e 16 anos. Por conta disso, ´Lourinho´ foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde deveria ser feito o flagrante de apreensão por porte ilegal de armas e posse de drogas.
Contudo, ontem, os policiais militares que haviam efetuado a prisão do acusado passaram a receber informações dando conta de que o acusado era realmente maior. Um segundo exame de constatação de idade foi requisitado pela equipe da DCA e o segundo laudo comprovou a idade entre 18 e 24 anos. O vai e vem do acusado nas delegacias só acabou na tarde de ontem quando, finalmente, o delegado titular da Metropolitana de Caucaia, Aroldo Mendes Antunes, decidiu lavrar o flagrante contra ´Lourinho do Pantanal´ pelos crimes de porte ilegal de arma e tráfico de droga.
Crimes
A prisão de ´Lourinho do Pantanal´ foi comemorada pela Polícia, já que ele vinha sendo procurado há vários meses por conta dos seguidos assassinatos que teria praticado por ordem de traficantes dos bairros Planalto Ayrton Senna, Riacho Doce, Rosalina e Conjunto João Paulo II.
Segundo o comandante do BPRaio, major PM Márcio Oliveira, havia uma determinação expressa do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, para que as buscas ao acusado fossem feitas de forma incessante na área do Planalto Ayrton Senna. Mas, a Polícia esbarra no medo dos moradores em denunciar o acusado.
Serial killer
As execuções sumárias praticadas pelo bandido, por ordem dos traficantes de drogas, vinham se avolumando nas investigações da própria Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP), onde havia, pelo menos, dez inquéritos em que o nome dele era citado como o responsável pela mortes de jovens usuários de drogas, assassinados de modo cruel, com vários tiros. Em geral, os crimes tinham características de execução sumária, pela quantidade e localização dos tiros nos corpos das vítimas.
Na tarde de ontem, muitos policiais se dirigiram à DDM ver de perto o bandido e fotografá-lo. Inspetores da DHPP e agentes do Serviço de Inteligência (Reservado) do Comando-Geral da PM passaram a localizar testemunhas dos assassinatos para que estas possam fazer o reconhecimento do acusado.