A "Fiscalização Preventiva e Integrada" realizada na noite de ontem, 01, interditou e notificou algumas casas de show em Natal. Um deles foi a Sede Social do América Futebol Clube, no bairro do Tirol, onde aconteceu prévia o tradicional Baile das Kengas. O Corpo de Bombeiros e o Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (Crea-RN) interditaram as escadas e a parte superior do clube, bem como o palco montado para a festa. O Sancho Pub, que fica em Ponta Negra, foi interditado temporariamente e o Rastapé foi notificado.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Christiano Couceiro, o Sancho Pub foi interditado porque a vistoria encontrou, entre outras irregularidades, um cilindro de gás GLP ao lado do quadro de energia da casa. "O caráter da nossa operação é preventivo, mas não poderíamos deixar de autuar em uma situação dessas. O Corpo de Bombeiros não pode ser conivente", afirmou o tenente Couceiro.
No caso do Clube América, de acordo com a vistoria do CB, a organização do evento não apresentou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da estrutura do palco. "É preciso ter o ART com a identificação do engenheiro responsável pela montagem do palco. Só ele pode garantir a segurança do que foi montado, do material utilizado. Como não foi apresentado, achamos melhor interditar a estrutura para garantir a segurança dos foliões", explicou o tenente do CB, Rafael Boneto.
Além do palco, foram interditadas duas escadas que dão acesso a parte superior do prédio, pois a grade de proteção estava em uma altura inferior a determinada. O ideal é ter, pelo menos, 1,10m e o do América tem apenas 0,84cm.
Os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) também notificaram o clube e o produtor do evento, pois não havia a autorização da secretaria para realização do baile. Além da notificação, foi aplicada multa.
"A multa varia de R$274 a R$1.374,50. A gente viu que ele se preocupou com a documentação, mas faltou a autorização e tivemos que notificar. Ele tem cinco dias para regularizar a situação", disse o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida. Também participaram da fiscalização representantes da Covisa, do Poder Judiciário e da Polícia Militar.
O Rastapé foi notificado porque estava com a certidão do Habite-se desatualizada desde agosto. Foram fiscalizados também o Vyola Country Bar, Casa Nova Ecobar e Jazzy Rock Bar, todos na zona Sul, e o Aquarios, na praia do Meio, e Amnésia Club, na zona Norte. O Maranello Bistrô e o Seven Pub estavam fechados.
Essa Fiscalização Preventiva e Integrada estava prevista para acontecer depois do Carnaval, mas em virtude do acidente que aconteceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, o órgão de fiscalização resolveu antecipar a operação.
Até o fechamento desta edição a fiscalização ainda não havia sido concluída. Na segunda-feira, 4, o Corpo de Bombeiros apresentará um balanço da fiscalização, que voltará a acontecer na sexta-feira, depois do Carnaval.