Seguidores
07/04/2015
SINPOL-RN denuncia descaso nas Delegacias de Plantão há vários dias
at
09:09:00
A situação registrada na noite desta segunda-feira (6), na Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde presos realizaram um motim, vem sendo denunciada pelo SINPOL-RN há vários dias. A Diretoria do Sindicato tem procurado a Delegacia Geral para cobrar a retirada dos presos do prédio em Candelária, bem como da Delegacia de Plantão da Zona Norte. As duas unidades da Polícia Civil, desde que os detentos das penitenciárias fizeram rebeliões no mês passado, passaram a abrigar novamente presos. De acordo com o SINPOL-RN, isso representa um retrocesso, haja vista que os policiais civis ganharam na Justiça o direto a não mais custodiarem presos.
A presença de presos nos prédios da Polícia Civil, além de dificultar o trabalho dos policiais, ocasiona uma série de outros problemas, como risco à segurança e até mesmo a saúde dos que trabalham nas delegacias. Nesta segunda-feira, assim como em outros dias, a Diretoria do SINPOL-RN esteve na Delegacia de Plantão da Zona Sul para verificar de perto a situação e apoiar os policiais civis daquela unidade.
Como ocorreu nas gestões anteriores da Degepol, nada tem sido realizado para melhorar o atendimento a população, ao tempo em que as coisas se agravam, sobretudo, com a custódia ilegal de presos na cela da unidade policial, pelo fato de não ter sanitário para as necessidades dos detentos. Apesar da boa vontade dos policiais civis, o odor putrefato, efeito da mistura de urina e vezes que se espalham dentro da Delegacia de Plantão Zona Sul, por exemplo, desestimula qualquer equipe de serviço a uma prestação de serviço adequada. Contudo, nenhuma providência das autoridades da Polícia Civil tem sido adotada para que as condições de trabalho sejam amenizadas. A insalubridade é tanta que todos têm ânsia de vômito ao se aproximarem da cela, mesmo após a transferência dos detentos e com todo o sacrifício da ASG ao término da limpeza do “xadrez”. Temos relatos de policial que teve que se afastar das atividades por 15 dias ao adquirir uma infecção na perna.
No entanto, não é só o problema da custódia ilegal de presos e a fedentina das delegacias que preocupam o Sindicato e que atrapalham o serviço realizado pelas equipes de plantão. As delegacias de Plantão são responsáveis, nos períodos noturnos, feriados e finais de semanas, por todas as ocorrências da região metropolitana e adjacências. Com isso, os policiais têm que atender a uma grande demanda da população, sem, porém, poderem oferecer um serviço de qualidade.
Sendo assim, é inimaginável que a unidade de plantão não tenha um mínimo de atenção dos gestores da Polícia Civil, que sequer recolhem os veículos apreendidos, que devido ao descaso da gestão já tomou toda a área de estacionamento das DPs, bem como a calçada em frente à delegacia de Plantão da Zona Sul, por exemplo, e mais toda a área lateral da unidade que fica na rua Presidente Pamplona. Alguns veículos apreendidos estão estacionados na calçada de uma loja de móveis, que está situada na esquina com a delegacia.
Dessa forma, os policiais que chegam para o trabalho não têm onde estacionar os seus veículos. A Polícia Militar quando busca a Delegacia de Plantão, trazendo alguma ocorrência, também não tem onde parar as viaturas. Os veículos da Plantão estão sendo estacionados ilegalmente sobre o passeio público (calçadas), e não bastasse tudo isso, o contribuinte vem sendo prejudicado e desrespeitado, posto que, também, não consegue local próximo a delegacia para obter atendimento, sobretudo, quando se trata de idosos, o que é frequente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário