Seguidores

09/01/2012

Nasa reúne veteranos das Apollo para resolver polêmica sobre relíquias

Agência impediu leilão de caderno do comandante da Apollo 13.
Após reunião, chefe da agência disse que astronautas agiram de 'boa fé'.


O chefe da agência espacial americana (Nasa), Charles Bolden, se reuniu com veteranos das missões Apollo nesta segunda-feira (9) para decidir o que fazer com as relíquias das missões espaciais que ficaram com os astronautas.
Na semana passada, a Nasa impediu o leilão de um caderno de anotações do comandante da Apollo 13 Jim Lovell. O governo americano considera propriedade federal qualquer artefato envolvido com o programa espacial e proíbe seu uso para fins lucrativos. A casa de leilões que venderia o caderno disse que Lovell acreditava que o caderno era seu para fazer o que bem quisesse.
O caderno de anotações de Jim Lovell em reportagem do site Space.com (Foto: Reprodução/Space.com)O caderno de anotações de Jim Lovell em reportagem do site Space.com (Foto: Reprodução/Space.com)
Bolden se encontrou com Lovell, que participou também da Apollo 8, e com Gene Cernan (Apollos 10 e 17), Charlie Duke (Apollo 16) e Rusty Schweickart (Apollo 9). Ele afirmou que a agência pretende definir com os ex-astronautas qual será a política a ser adotada com as relíquias das missões Apollo, Gemini e Mercury.
“Eles são heróis americanos, astronautas e amigos pessoais que agiram de boa fé, e nós estamos comprometidos a trabalharmos juntos para encontrar a política correta e os caminhos legais para entendermos todas as questões de propriedade”, disse Bolden, em nota.
O chefe da Nasa disse que houve “desentendimentos e políticas pouco claras” sobre as relíquias do programa espacial americano e pediu “paciência” para que todas as opções sejam debatidas e exploradas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,