Agência impediu leilão de caderno do comandante da Apollo 13.
Após reunião, chefe da agência disse que astronautas agiram de 'boa fé'.
O chefe da agência espacial americana (Nasa), Charles Bolden, se reuniu com veteranos das missões Apollo nesta segunda-feira (9) para decidir o que fazer com as relíquias das missões espaciais que ficaram com os astronautas.
saiba mais
Na semana passada, a Nasa impediu o leilão de um caderno de anotações do comandante da Apollo 13 Jim Lovell. O governo americano considera propriedade federal qualquer artefato envolvido com o programa espacial e proíbe seu uso para fins lucrativos. A casa de leilões que venderia o caderno disse que Lovell acreditava que o caderno era seu para fazer o que bem quisesse.
Bolden se encontrou com Lovell, que participou também da Apollo 8, e com Gene Cernan (Apollos 10 e 17), Charlie Duke (Apollo 16) e Rusty Schweickart (Apollo 9). Ele afirmou que a agência pretende definir com os ex-astronautas qual será a política a ser adotada com as relíquias das missões Apollo, Gemini e Mercury.
“Eles são heróis americanos, astronautas e amigos pessoais que agiram de boa fé, e nós estamos comprometidos a trabalharmos juntos para encontrar a política correta e os caminhos legais para entendermos todas as questões de propriedade”, disse Bolden, em nota.
O chefe da Nasa disse que houve “desentendimentos e políticas pouco claras” sobre as relíquias do programa espacial americano e pediu “paciência” para que todas as opções sejam debatidas e exploradas
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário