Apreensão de maconha. Fuga de presos em Mossoró. Assalto a um banco e uma agência de publicidade. Roubo e furto de veículos. A noite da última segunda-feira e o dia de ontem, véspera de feriado, foram marcados por várias ocorrências policiais registradas tanto na capital como no interior do Rio Grande do Norte. Em Parnamirim, a polícia apreendeu quase meia tonelada de maconha e prendeu duas pessoas.
Na mesma cidade, uma agência bancária foi assaltada. Em Natal, uma quadrilha levou terror à uma agência de publicidade e promoveu um "arrastão" no local. Em meio aos acontecimentos, um grupo de policiais militares realizou, em Natal, uma movimentação intitulada "Caminhada Nacional em Defesa da Vida dos Policiais". Cruzes de madeiras foram colocadas no chão para simbolizar as mortes de PMs durante operações policiais. Somente ontem, pelo menos cinco veículos foram roubados e a terceira maior apreensão de droga, neste ano, foi registrada.
Policiais fazem protesto contra violência
Policiais militares do Rio Grande do Norte participaram na manhã de ontem de uma mobilização nacional em defesa da vida, em frente ao shopping Midway Mall, e a iniciativa ocorreu simultaneamente em vários estados. Aproximadamente 50 policiais levaram cruzes de madeira ao cruzamento das avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira - duas importantes vias de acesso aos centros comerciais da capital.
A manifestação atraiu o olhar curioso de quem passava de ônibus, principalmente, e o apoio daqueles que transitavam nas imediações do shopping. O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (ACS-PM/RN), Roberto Campos, avalia com bastante positiva a mobilização mostra a solidariedade da categoria simultaneamente em todo o país.
A Associação pretender elaborar um documento destinado ao secretário de Segurança Pública, Aldair Rocha, cobrando a implantação do Conselho Estadual de Segurança Pública, que segundo Roberto Campos é uma ferramenta extremamente necessária no planejamento estratégico e das demandas da sociedade.
Na último dia 16, o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Francisco Araújo, emitiu um comunicado orientando à proteção dos policiais, em referência aos atentados ocorridos contra PMs do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo nos últimos dias. A nota reiterava que "todos os integrantes desta Corporação deverão manter a cautela necessária à sua segurança, estando de serviço ou de folga".
Roberto Campos considera bastante oportuna a recomendação do Comando Gereal da PM/RN. "Além de ser uma medida preventiva, é possível que tenha chegado alguma informação para ensejar a medida", afirmou, acrescentando que existe muito boato, mas que não se pode ignorar a informação sem a completa averiguação.
Apesar dos procedimentos recomendados, não há por enquanto,. Qualquer registro de morte de agentes públicos de segurança assassinados ou vítimas de atentados por ocasião dos episódios registrados nos estados de São Paulo e Santa Catarina. As mortes registradas pela Associação - total de 10 este ano, com a confirmação do assassinato de um sargento cujo corpo foi encontrado carbonizado no último dia 14 - não têm relação com os atentados no sudeste do país, mas é considerado um cenário grave, segundo o presidente da Associação.
Na tarde de ontem, ocorreu a confirmação por parte do Itep-RN de que o cadáver localizado em um matagal próximo à estrada de Jenipabu, no dia 14, é do cabo aposentado da Policia Militar José Lira Batista de Mendonça.
O filho e o genro da vítima reconheceram o corpo do PM na tarde de ontem após irem ao Itep. Havia marcas de marcas de estrangulamento. Ainda não há informações de quem tenha cometido o crime e a motivação do mesmo.