O município de Messias Targino antes conhecido pela situação de dificuldades e abandono vive uma nova realidade e ainda com a perspectiva de ser o município na região oeste com mais condições para crescer, com qualidade de vida para a população. Essa realidade já diferencia Messias Targino dos demais municípios da região oeste e do estado que ainda estão estacionados no ritmo do desenvolvimento.
A receita que deu certo foi iniciada a partir de 2005, quando a estudante de Direito Shirley Targino, foi eleita prefeita depois de ter perdido as eleições de 2000. “Nossa equipe na época foi formada por jovens que não tinha experiência, mas tinha disposição em aprender para contribuir com a construção de uma nova realidade”, conta Shirley.
A redução cada fez mais dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de arrecadação, que tem gerado muita acomodação aos gestores, em Messias Targino foi diferente serviu para desafiar a prefeita em busca de outras alternativas de investimentos no plano federal e estadual, para agora poder comemorar o sucesso de uma gestão que desde do seu primeiro dia a meta foi sempre está inovando para crescer e mudar a realidade. “A nossa disposição de buscar novos investimentos foi fundamental para chegar a ser um município que mudou completamente, tendo o seu povo o orgulho e a auto estima de ser messiense”, disse Shirley, entusiasmada.
Durante suas duas gestões 2005/2008 e 2009/2012, planejamento e definições de prioridades estiveram sempre presente na hora de aplicar os investimentos. Outra marca, é que Shirley foi a gestora que mais conseguiu recursos públicos para ser investido no município. “Com o grande volume de investimentos conseguido e a capacidade de priorizar foi possível criarmos as condições para o desenvolvimento que é nossa cidade hoje”, completou a prefeita.
A nova realidade, construída nestes oito anos de gestão da prefeita Shirley Targino, tem feito de Messias Targino um município referência quando o assunto é gestão eficiente com qualidade.
Um crescimento que aconteceu de forma equilibrada.
O trabalho eficiente com qualidade desenvolvida pela gestão da prefeita Shirley Targino, também possibilitou um crescimento que aconteceu em todas as áreas do município de forma equilibrada, o que é mais um saldo positivo.
Na área da saúde, foi possível contabilizar muitas melhorias nos serviços oferecidos a população. Desde ações preventivas, serviços antes não existentes passaram a fazer parte do atendimento diário. Os casos mais complexo, como exames e outras demandas receberam atenção especial da secretaria de saúde nestes oito anos.
Na avaliação da Secretária Municipal de Saúde, Monica Ferreira, na zona rural, os serviços de saúde foram prestados com a mesma qualidade, sem falar que os Postos de saúde existentes foram reformados para o atendimento da equipe do médico da família. “Tanto o Hospital Maternidade de Pequeno Porte Paulina Targino e o Centro de Saúde Dr. Edino Jales, tiveram todas suas estruturas reformadas e ampliadas, para garantir melhores condições dos serviços”, destaca a secretária. Dois novos Centros de Saúde estão sendo construídos que vão descentralizar os atendimentos.
O esforço para acabar com déficit habitacional existente rendeu ao município o titulo do que mais construiu casas na região com mais de 350 unidades habitacionais, que beneficiou uma grande quantidade de famílias que antes pagavam aluguel. O sonho da casa própria que virou realidade também está chegando na zona rural. A outra boa noticia neste final de ano, é o programa de reformas de casas que era uma reivindicação antiga que será executado pela nova gestão que começa a partir de 1º de Janeiro. “Foi um grande esforço e muitas parcerias para alcançarmos que mais de 300 famílias deixassem de pagar aluguel para ter sua própria casa. Foi área que mais avançamos”, avalia Shirley.
O aumento do número de beneficiários nos programas sociais foi acontecendo a cada ano. Esses programas como por exemplo, bolsa família tem servido como complementação de renda de cada família, mas como porta de entrada para que todas as famílias recebam diversos tipos de assistência que vai do acompanhamento social ao jurídico. A firmação de parcerias permitiu que outros programas fossem implantados, ampliando ainda mais a oferta do atendimento.
O sistema educacional do município recebeu diversas melhorias neste período de oito anos. Os investimentos em capacitação foi permanente, beneficiando o quadro de servidores lotados na rede de ensino. Toda estrutura das escolas do município foram ampliadas e reformadas. A creche modelo que está sendo construída é resultado do esforço para melhorar cada vez mais a qualidade e as condições do ensino oferecido. “Os resultados conquistados na área da educação será um grande legado da gestão da prefeita Shirley”, enfatiza Regivânia Rodrigues, secretária municipal de educação.
Nas áreas de agricultura e geração de renda e emprego, a prefeita Shirley Targino, não mediu esforços mostrando eficiência que resultou na criação de empregos em parceria com a iniciativa privada, no setor de confecções criando condições para que outras fabricas possam está se instalando na cidade para aumentar a oferta de emprego.
Várias ações e programas que atenderam os agricultores familiares foi resultado de uma ação inovadora construída com o movimento social. “Foram oito anos de parcerias, sempre pensando em melhorar a vida do homem do campo”, destaca Paulo Rodrigues, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente.
Nestes oito anos, Messias Targino foi um verdadeiro canteiro de obras com ações que beneficiou todas as áreas com melhorias. “A pavimentação chegou a quase todas as ruas sem falar que vamos ter toda cidade saneada o que é uma grande conquista para nossa população”, lembrou Tarcisio Jales de Oliveira, Secretário de Obras. “O crescimento aconteceu de forma equilibrada beneficiando todas as áreas”, completa ele.