A partir desta sexta-feira (28), a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) desencadea a chamada Operação Verão 2013, com intuito de garantir a segurança e a paz da população que estará no litoral potiguar até o dia 13 de fevereiro.
Os diversos órgãos de Segurança Pública do Estado estarão desenvolvento ações durante esse período, tanto para coibir a ocorrência de crimes e punir os praticantes como para prevenir acidentes de trânsito.
Pela Polícia Militar, enquanto durar a operação, 800 policiais extras estarão patrulhando ao longo do litoral potiguar. Eles serão divididos em dois turnos de 400 por cada, sendo o primeiro de 10h às 16h e o seguinte indo ate às 22h. "Esses horários podem ser flexibilizados, dependendo da necessidade. Nos locais em que haverá festa, nos estaremos com o reforço no policiamento também", explica o coronel PM Francisco Araújo Silva, comandante-geral da PM. Ainda segundo o cornel, ao longo da orla estarão patrulhando 20 caminhonetas e seis quadriciclos, além da Cavalaria.
Já a Polícia Civil estará com duas delegacias extras de plantão nas praias de Pirangi do Norte (litoral Sul) e Muriú (litoral Norte). Nelas, entre a segunda e a quinta-feira, dois policiais estarão de plantão atendendo as ocorrências. A partir da noite da quinta-feira, porém, haverá uma equipe completa, com agentes, escrivãos e delegados para todo o tipo de procedimento. "O plano foi elaborado dessa forma após experiências de anos anteriores, em que se mostrou que as ocorrências no meio da semana eram quase zero e havia mais registros mesmo nos finais de semana", detalha o delegado-geral Fábio Rogério.
Outro papel a ser desempenhado pela Polícia Civil durante a operação será o uso das delegacias móveis. Segundo Fábio Rogério, tratam-se de trailers que funcionarão com delegados e escrivãos para lavrar autos de flagrante juntamente com as blitz de trânsito. "O infrator que for pego por embriaguez ao volante vai ser autuado ali mesmo, sem ter de trazê-lo à delegacia de plantão em Natal. Isso traz mais comodidade aos policiais e rapidez no seu trabalho".
O Corpo de Bombeiros Militares estará 94 homens trabalhando em todo o estado, sendo que 64 estarão na Grande Natal, 20 em Mossoró e 10 atuando em Caicó. Além do trabalho de salvamento, os Bombeiros ainda estarão com campanhas educativas sobre o uso dos assentos para crianças. Eles promoverão ainda a campanha "Criança Segura", com a distribuição de 10 mil fitas em que é possível colocar a identificação e o telefones dos pais, evitando assim que os pequenos se percam nas praias.
Além dos agentes de segurança, o serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) estará auxiliando na Operação Verão 2013. De acordo com o coordenador geral do Samu, Luiz Roberto Fonseca, o aumento de atendimento de trauma, historicamente, era de 72% no período de veraneio. As ações conjuntas da PM e do CBM fram de vital importância para combater esse índice. "A intensificação da fiscalização refleriu diretamente nos atendimentos realizados por nossas equipes, havendo uma redução de 60% dos atendimentos feitos pelo Samu nas ocorrências de trânsito em 2012 durante o verão. O período trazia muitos acidentes envolvendo principalmente o consumo de álcool. A participação de todos na prevenção é valiosa e tem que ser sempre intensificada", comenta Luiz Roberto.