Seguidores

30/01/2013

Combustível deve subir entre 4% e 5,3% nos postos de todo Brasil



 http://blogs.diariodepernambuco.com.br/deolhonocodigo/wp-content/uploads/2012/08/combustivel.jpg
 
O economista Fábio Romão, da LCA Consultores, calcula que, no varejo, o reajuste levará a uma alta de 5,3% na gasolina e de 4% no diesel. No ano, o IPCA deverá subir 0,3 ponto porcentual por causa dos combustíveis. "Ainda assim, a redução no custo da energia é preponderante."

O economista e sócio da Tendências Consultoria, Juan Jensen, afirmou que o aumento da gasolina de 6,6% na refinaria será equivalente a uma elevação de 4,2% na bomba dos postos. Como o peso da gasolina no IPCA é de 3,89%, isso deve provocar um impacto total na inflação de 0,16 ponto porcentual: "Dado que o aumento vale a partir da zero hora do dia 30, o impacto será assim distribuído: 0,01 ponto porcentual em janeiro e 0,15 ponto porcentual em fevereiro", afirmou Jensen.

O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, considera o reajuste insuficiente, mas disse que alivia a empresa. Segundo ele, demonstra que a presidente da Petrobrás conseguiu convencer o governo da necessidade de aumento, mesmo com a inflação em alta. Pires avalia que o impacto do reajuste será de 0,13 ponto no índice do IPCA e de cerca de 4% na bomba. 
,