Agentes Penitenciários evitaram na madrugada de domingo 06 de Janeiro de 2013, o que seria a maior fuga de presos em Mossoró. Cerca de 65 detentos de 5 celas do pavilhão 01, estavam prontos para fugir. As grades de três celas e do portão de saída já estavam serradas uma corda feita com lençóis “Tereza” pronta no local.
Toda movimentação foi percebida pelos agentes de plantão, que efetuaram alguns disparos de contenção e acionaram a segurança externa do presidio que é feita por policiais militares. Os detentos, só não conseguiram fugir graças ao sistema de câmeras de segurança, implantado nos pavilhões pela nova direção da Cadeia. Os fujões utilizaram uma peça de roupa para atrapalhar o ângulo de visão da sentinela de plantão.
Os presos das três celas foram removidos, para o solário enquanto serão feitos os reparos nas grandes danificadas e a contagem, mas já se sabe que ninguém conseguiu fugir.
No pavilhão, além das grades das celas, existe uma segunda grade de acesso ao solário, que também dá acesso ao uma construção de ampliação da cadeia que se encontra parada, por onde os presos estariam planejando fugir.
Na cadeia publica existem atualmente 196 presos do sistema provisório aguardando decisão da justiça, alguns já condenados, mas permanecem no presidio. No momento da tentativa existiam cinco agentes e sete policiais militares de plantão.