A Secretaria da Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) divulgou na manhã desta quarta-feira (27) as fotografias de nove dos doze presos que usaram uma hélice de ventilador para escapar do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade de Patu, na região Oeste do estado. A fuga aconteceu nesta madrugada, segundo informou a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape).
A Coape informou que entre os fugitivos estão suspeitos de terem praticado vários crimes, como roubos, furtos, homicídios e tráfico de drogas. De acordo com a relação divulgada, são considerados fugitivos Antônio Carlos Pereira do Nascimento (roubo), Édipo Dantas da Costa (furto), Francisco Josivan da Silva Paiva (roubo), Francisco Lucenildo da Silva (tráfico de drogas), Fransueldo Xavier da Silva (Lei Maria da Penha), Geilson Ferreira de Oliveira (roubo), Gledstone Clementino Araújo (roubo), Márcio Ferreira Pereira (homicídio), Samuel Jácome de Oliveira (tráfico de drogas), Santino José de Lima Neto (homicídio), Wilmar Saturno de Lima Júnior (furto)e Zenilson Oliveira da Silva (crime não informado).
A fuga
A fuga do CDP de Patu foi confirmada pelo coordenador da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, major Castelo Branco. Segundo o oficial, os detentos arrombaram uma das celas da unidade utilizando uma hélice de ventilador. Em seguida, escaparam pulando o muro do pátio.
Castelo Branco disse que havia apenas um agente penitenciário de plantão no momento da fuga. “Ele ainda percebeu a ação e atirou para cima, evitando que mais presos fugissem”, contou. O Centro de Detenção, de acordo com o major, abrigava 42 homens antes da fuga ocorrida nesta madrugada. O prédio do CDP fica localizado dentro do perímetro que compreende a Companhia da Polícia Militar de Patu.
A Polícia Militar afirmou que segue à procura dos fugitivos.