O que aparenta na verdade é que existe falta vontade, não sei se administrativa ou política, ou talvez sejam às duas.
Não quero aqui dizer que elas não precisam, mas, tem cidade com demanda de atendimento a população e de instauração de inquéritos bem menor que Caicó, e mesmo assim, dispõem de um delegado titular. Aqui no Seridó, eu cito, Cruzeta, Jucurutu, Serra Negra do Norte, Santana do Matos.
Em Caicó, o delegado regional, é designado para responder pela DP Municipal, e não dá conta do serviço, a não ser que ele deixe de atender às mais de 20 delegacias das quais é responsável. Ou faz um serviço, ou faz o outro.
Ainda aqui em Caicó, os agentes que atuam na delegacia, não dispõem de estrutura alguma para desenvolver seus serviços. Ou seja, a delegacia está abandonada pela Secretaria de Segurança Pública. Chega a ser “imoral”, a falta de compromisso de quem é responsável por esse quadro.
Na delegacia a população só consegue fazer o registro de ocorrência, e só. Qual investigação está em andamento para desvendar crimes aqui em Caicó? A média é muito baixa. Nos relatórios aparecem pouquíssimos números. Fica parecendo que aqui na cidade não existe ocorrência. Exite, e é muita.
Tomara que um dia, alguém consiga resolver esse problema.