“Vamos dar continuidade e renovar essa colaboração que vocês têm com o Rio Grande do Norte. A nossa equipe é totalmente entrosada e vocês sabem que o perfil do nosso governo tem tudo a ver com as linhas de pensamento que o IICA trabalha – perfil desenvolvimentista, que entende que tem que buscar o desenvolvimento com sustentabilidade, com inclusão e com justiça”, declarou a governadora Fátima Bezerra.
Alexandre Lima, secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), afirma que o IICA é um parceiro histórico do RN. “É uma instituição que tem uma atuação em toda a América Latina e é um instrumento importante do desenvolvimento. A audiência que tivemos hoje foi para reiterar e reafirmar essa aliança estratégica do RN no sentido de contribuir com a gestão pública do estado, não só da SEDRAF, mas que outros setores do governo possam ser beneficiados”.
O representante do IICA no Brasil, Gabriel Delgado, mostrou os meios que poderão ser adotados para apoiar o Rio Grande do Norte, seja na implementação de ações estabelecidas no plano de governo com recursos diretos, ou na captação de recursos externos. “Nós estamos com muita sede de trabalhar em parceria com o estado e sabemos que podemos colaborar com ações voltadas para a agricultura familiar, recursos hídricos, sustentabilidade, entre outras áreas. Além disso, somos um aporte interessante para ajudar a internacionalizar algumas iniciativas, pois temos uma equipe especializada para facilitar a gestão dos recursos. Estamos muito abertos a colaborar com qualquer iniciativa que seja de interesse do estado. E, já que temos uma história aqui com outros projetos, pode facilitar muito o futuro”.
Alexandre Lima completa dizendo que “há dois aspectos que podem ser importantes no sentido de estreitar a relação do IICA com o estado do RN e nos fortalecer: com sua expertise, pode ser um instrumento importante no processo de contratação e consultorias para diversas secretarias, pois possui uma facilidade jurídica para contratação de especialistas de várias áreas, ampliando as capacidades técnicas do governo. Além disso, outra forma de colaborar é dinamizando a captação dos fundos internacionais”, finaliza.
Além dos já citados, também participaram da reunião: Davi Soares, subsecretário da Pesca (SAPE), Flaubert Torquato, chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), César Oliveira, diretor geral da Emater e Christian Fischer, coordenador de Operações da IICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário