Seguidores

22/07/2013

Maior hospital público do RN realiza semana de prevenção a acidentes


Do total de acidentes registrado pelo Walfredo Gurgel, 1.087 envolveram motos
O elevado número de acidentes graves ocasionados pela imprudência de motociclistas, motoristas e pedestres (média de 500 por mês), motivou a direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior da rede pública potiguar, a realizar a I Semana de Prevenção de Acidentes e Educação no Trânsito.
O evento, que acontece a partir da tarde desta segunda-feira (22), tem como objetivo discutir a problemática do trânsito em Natal, mostrar os casos mais recorrentes, a gravidade do paciente atendido no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) e os aspectos sociais decorrentes da vítima do acidente de trânsito. Participarão das exposições a Polícia Rodoviária Federal, o Samu Natal, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte.
 Neste primeiro trimestre, um relatório do Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvisa) do HMWG notificou 1.502 ocorrências atendidas no (PSCS), o que significa uma média de mais de 500 atendimentos/mês. Do total registrado, 1.087 acidentes envolveram motos. Os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas como a ingestão de bebidas alcoólicas e se o piloto fazia uso dos itens de segurança.
Para a diretora técnica do HMWG, Hélida Maria Bezerra, apontar onde estão os problemas é uma parte do trabalho de prevenção. No entanto, ela acredita que medidas coercitivas também devem ser adotadas. “É preciso tornar mais rígido o acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), punir mais severamente os motoqueiros e motoristas infratores, campanhas nas escolas devem ser constantes. Muita coisa pode, e deve, ser feita no intuito de instruir e educar a população”.
O documento do Nuvisa também destaca o crescimento dos casos registrados mês a mês. Em janeiro foram computadas 394 ocorrências de trânsito. Em fevereiro, foram 453. E, em março, o número subiu para 655. Dos municípios de residência dos condutores, Natal lidera, com 53,74% do total de vítimas de trânsito. Em segundo lugar, as cidades que compõem o cinturão da grande Natal ficaram com 18,78% das ocorrências. Os demais municípios do RN somam outros 25,80%.
Se comparados com os números de 2012, neste primeiro trimestre, houve uma modesta redução na média diária de acidentados. De janeiro a março de 2012, foram 17 vítimas. Este ano, no mesmo período, a média está em 16 ocorrências.
,