Seguidores
04/07/2013
Sejuc abrirá mais 950 vagas em centros de detenção no Rio Grande do Norte
às
17:11:00
A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) vai abrir cerca de 950 novas vagas com o processo de divulgação de obras públicas para a construção e reforma de três centros de detenção no Estado. O grupo de trabalho formado pela Secretaria realizou o processo na quarta-feira (3) buscando empresas para realizar a obra no presídio de Caicó. A obra terá capacidade para 80 apenados e a obra irá durar seis meses para entrega.
Nesta quinta-feira (4) será conhecida a empresa responsável pela construção do novo centro de detenção do município de Patú, também com capacidade para 80 presos. E na sexta-feira (5) a empresa que reformará o prédio no Bom Pastor, trecho conhecido como quilômetro Seis, com capacidade para abrigar 300 presos em regime semiaberto. Ambas têm prazo de conclusão de quatro meses.
Para o fim do ano, serão abertas as licitações para a reforma da cadeia pública de Pau dos Ferros e a construção de um Módulo de Expansão para o Complexo Penal doutor João Chaves com mais 90 vagas a disposição. De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz, as obras irão utilizar apenas recursos estaduais e a licitação foi dispensada devido ao estado de emergência decretado pela governadora, porém o processo de divulgação de obras foi feito para dar transparência ao processo.
“O grupo de trabalho vem avaliando para abrir as vagas e suprir a carência do nosso sistema prisional. E para isso optamos pela divulgação do processo completo para que todos vejam que é um processo transparente e sério na aplicação do dinheiro público”, informa o secretário da Sejuc. Júlio César de Queiroz informou também que o último concurso para agente penitenciário será reativado e que serão 70 pessoas que estão esperando pela quinta fase do concurso que começará em agosto. A última fase é a capacitação e treinamento. Além dos novos agentes, a Sejuc também adquiriu cinco furgões com capacidade para oito pessoas e monitorado com câmeras de segurança e dispositivos antifurto.
Foi disponibilizado para a secretaria também 80 pistolas calibre ponto 40, cinco mil munições, 100 fuzis, 400 algemas e 100 coletes que serão utilizados pela nova equipe. “Estamos adquirindo o equipamento para auxiliar os nossos agentes no trabalho do dia a dia. Sabemos que é necessário mais que isso e iremos buscar dar as melhores condições de trabalho possíveis a estes homens”, encerra Júlio César de Queiroz.