Seguidores

09/01/2014

Cenário climático é favorável a um inverno regular no semiárido


“A evolução das variáveis que controlam as chuvas do Nordeste se mostram favoráveis a um inverno regular”. A afirmativa do meteorologista Gilmar Bistrot pode-se traduzir numa afirmação simples e esperada por muitos: vai chover no sertão nordestino.

Os dados climáticos de dezembro de 2013 eram as últimas informações esperadas para a confirmação da previsão. De acordo com o meteorologista, o comportamento da diferença em temperatura dos oceanos atlântico norte e sul é semelhante ao de dezembro de 2007, propiciando no ano seguinte, 2008, boas chuvas no RN.
“No período que o Oceano Atlântico Sul é mais quente que o Norte é que chove no Nordeste. Quanto maior essa diferença, mais possibilidade de chuva”, explica. “Em análise, percebemos que este comportamento está melhor do que ano passado, e bem semelhante a 2007”, acrescenta Bistrot. No ano de 2008 houveram chuvas satisfatórias no estado, apesar de iniciadas tarde, somente em março.
Nesse ano de 2008, incidiu uma média de 940 mm em todo o estado. Bons números, levando-se em consideração que um inverno regular seja de 700 a 800 mm, estimativa esperada para 2014. O último ano de maior acúmulo de chuvas foi em 2010, quando houve a incidência de 1095 mm. Em 2012, foi o pior ano de seca com um volume de apenas 371,5 mm de chuvas em todo o RN.
Ele aponta como bons indicadores ainda os dados do campo de pressão destes oceanos e a direção dos ventos. “Essa zona de maior aquecimento, provoca uma zona de menor pressão. Os ventos saem da área de maior pressão para a de menor pressão, e adentram carregando essa umidade para o Nordeste e causa essa instabilidade”. O deslocamento da zona de convergência que traz a instabilidade também é definidor para as chuvas.
A previsão é de chuvas para os próximos dias, devido a formação de um terceiro Vórtice Ciclônico. Segundo Bistrot, a partir do dia 16 o clima está favorável para chuvas que devem seguir por todo o mês, que pode coincidir com o início do tempo chuvoso, em fevereiro. “Outro vórtice ciclônico se aproxima e está numa posição ideal para chuva. Já está começando a formar chuvas na região oeste”, relata. No entanto, não dá para dimensionar o volume de chuvas que poderá incidir no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,