Seguidores

10/01/2014

Morre monsenhor Monteiro, aos 86 anos, em Santana do Matos


Padre José Edson Monteiro, aos 86 anos
Morreu na noite de ontem quinta-feira (9) no Hospital Doutor Clóvis Avelino, no município de Santana do Matos, a 191 quilômetros de Natal, José Edson Monteiro, aos 86 anos. Apesar de a causa da morte não ter sido confirmada, há mais de dez anos que o monsenhor sofria de Alzheimer e passava a maior parte do tempo em casa.

Ex-prefeito de Santana do Matos e monsenhor, Monteiro será sepultado às 16h de hoje (10), na cidade em que morreu, com missa celebrada pelo arcebispo de Natal dom Jaime de Vieira Rocha, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana.
Nascido em 28 de setembro de 1927, na então chamada Vila de São Romão – hoje o município de Fernando Pedrosa -, padre Monteiro, como era conhecido, foi alfabetizado no Grupo Escolar de São Romão. Aos 13 anos, em fevereiro de 1941, ingressou no Seminário Menor de São Pedro, em Natal, onde permaneceu por seis anos.
Os cursos de Filosofia e Teologia, estudados no Seminário Maior da prainha, em Fortaleza, precederam sua primeira missa, celebrada em dezembro de 1952. Durante sua vida religiosa, também foi enviado como vigário cooperado do monsenhor Expedito, na paróquia de São Paulo do Potengi; empossado como vigário da paróquia de Santana; organizou comunidades eclesiais de base; contribuiu na fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e foi nomeado capelão do Colégio Imaculada Conceição (CIC), em Natal, em julho de 1975.
Padre Monteiro liderou o Executivo municipal em Santana do Matos duas vezes: de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973 e de janeiro de 1977 a janeiro de 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

,